Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

CFC comunica que contadores vão ser investigados no caso Americanas

Processo administrativo irá apurar conduta de profissionais envolvidos

Teve ampla divulgação essa semana que a Americanas detectou inconsistências em lançamentos contábeis estimadas em R$ 20 bilhões, em análise preliminar, com data-base de 30 de setembro de 2022.

De acordo com o comunicado, seriam lançamentos contábeis redutores da conta de fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo o ano de 2022.

Entre as inconsistências, explicou a companhia, a área contábil identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem de R$ 20 bilhões, nas quais a companhia é devedora perante instituições financeiras. Entre as inconsistências encontradas, estão as chamadas “operações de financiamento de compras”. Na prática, a Americanas usava o dinheiro de bancos para pagar fornecedores, mas não prestava as contas da maneira correta nas demonstrações financeiras.

Assim, perante tal situação, o diretor- presidente Sergio Rial e o diretor de Relações com Investidores André Covre comunicaram sua demissão. Ambos haviam tomado posse em 2 de janeiro.

Diante de informações ainda não muito bem esclarecidas, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM abriu dois processos administrativos para investigar a Americanas. Um para apurar a contabilidade da companhia, enquanto o outro vai tratar do anúncio do fato em si.

CFC se pronunciou sobre o caso

O Conselho Federal de Contabilidade também se manifestou dizendo que o CRC-RJ (onde está situada a jurisdição da sede da Americanas) vai instaurar um processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso.

O CFC também emitiu um comunicado em sua página na internet sobre o fato ocorrido onde diz o seguinte:

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) informa que, após a publicação da detecção de inconsistências em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A. (“Americanas” ou “Companhia”), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), jurisdição na qual a holding encontra-se sediada, realizará a instauração de um processo administrativo ético-disciplinar para apurar a conduta dos profissionais da contabilidade envolvidos no caso.

De acordo com o comunicado de Fato Relevante da Companhia, divulgado no dia 11 de janeiro de 2023, as inconsistências foram detectadas em lançamentos contábeis redutores da conta fornecedores, realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022.

Por meio das ações de fiscalização, busca-se conscientizar a classe contábil para que a atividade profissional seja desempenhada de modo que os mais elevados padrões técnicos e éticos sejam observados, primando sempre pela qualidade das informações geradas, em estrita observância às Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria, em benefício do mercado e da sociedade.

O Sistema CFC/CRCs ressalta que a atividade fiscalizatória é a principal razão de existir dos Conselhos de Contabilidade e a sua missão é zelar pelo fiel cumprimento das normas técnicas e éticas pelos profissionais da contabilidade, assegurando sempre, em qualquer processo, o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Como será o futuro da empresa?

A empresa deverá aguardar a contabilização do exercício de 2022 para apontar o real endividamento da mesma dos últimos anos. Isso deverá acontecer apenas no dia 29 de março, data prevista para a divulgação das contas da Americanas aos acionistas.

Dessa forma, a Americanas também deverá ficar de olho na perda de valor de mercado, onde as ações despencaram. A queda no preço das ações da empresa deve provocar uma onda de vendas nas peças e derrubar ainda mais o capital da varejista.